Exames

Tomografia Multislice

A Tomografia Computadorizada (TC) é um exame radiológico com reconstruções de imagens em um computador.

A chamada Tomografia Multislice é a tomografia realizada com multidetectores, realizando-se exames mais rápidos, com maior qualidade/capacidade diagnóstica e uma menor dose de radiação.

A aquisição de cortes finos (milimétricos) tem a capacidade de obter imagens com alta resolução, obtendo ainda mais detalhes.

Reconstruções multiplanares, incluindo tridimensionais (3 D), são utilizadas como forma complementar e auxílio diagnóstica.

A angiotomografia (angioTC) é usada para diagnóstico e programação cirúrgica de diversas alterações vasculares de uma forma minimamente invasiva.

• Como é feita?

É um exame simples e rápido, o paciente fica deitado geralmente com as costas na maca do aparelho, que se movimenta e adquire as imagens.

Quanto mais tranquilo e acomodado, evitando movimentar-se durante o exame, mais rapidamente e com melhor qualidade será realizada a tomografia.

É importante seguir as orientações do técnico. Em alguns casos, é necessário utilização do contraste iodado endovenoso.

• Recomendações

- Sempre traga o pedido médico, exames anteriores e seus documentos pessoais.

- O jejum na maioria das vezes não é necessário, porém para exames do abdome e de outros locais que for necessário o uso de contraste iodado endovenoso, será solicitado jejum de 4 a 6 horas.

- Vir preferencialmente acompanhado. Indispensável nos casos que for preciso a injeção do contraste iodado endovenoso.

- Mulheres que estiverem amamentando não precisam suspender o aleitamento.