Exames

Mamografia

- A mamografia é o método mais eficaz para a detecção precoce do câncer de mama, pois realiza uma investigação profunda e segura acerca dos tecidos mamários. Desse modo, consegue descobrir o câncer em sua fase inicial, quando nem a paciente nem seu médico são capazes de percebê-lo.
-O exame deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos. Ele pode ser realizado em qualquer dia do ciclo menstrual mas, de preferência, após a menstruação quando as mamas estão menos sensíveis.
- É comum no momento do exame as mulheres se queixarem de algum desconforto, que muitas vezes pode ser contornado com algumas dicas:


Evite agendar logo antes ou depois da menstruação


Vista duas peças de roupa separadas
Normalmente as mulheres devem tirar toda a parte superior da vestimenta. O ideal é usar uma camisa abotoada no dia do exame, pois esta pode ser facilmente retirada e vestida.  


Posicione-se de forma confortável
Permita que a técnica te posicione corretamente, deixando o corpo relaxado e avise caso esteja se sentindo desconfortável. Lembrando que o posicionamento correto da mama é muito importante para obter-se um exame de boa qualidade e que cada imagem é adquirida rapidamente e, portanto você ficará nesta posição por apenas alguns segundos para o exame.

NÃO SE ESQUEÇA NO DIA DO EXAME:


Traga seus exames anteriores!!! (mamografias ou outros exames da mama) Às vezes, devido à apresentação muito sutil de um câncer, o único modo de se detectar uma alteração é a comparação dos exames anteriores, no qual se analisa o aparecimento ou modificação de um achado já presente.
Não use desodorantes ou outros cosméticos na região da mama e axila, pois eles podem afetar os resultados.


IMPORTANTE: Você também poderá ser chamada para retornar em um outro dia, caso o médico que está analisando seu exame necessite de algum complemento para tirar eventuais dúvidas. Isso não significa que você tem um câncer, mas que tudo está sendo feito para oferecer o melhor exame possível.