Exames

ULTRASSONOGRAFIA 3D/4D

Disposições Preliminares

(1)A aquisição de imagens 3D/4D é um procedimento que não é coberto pelo seguro de saúde (convênio), portanto a realização deste procedimento será cobrada, uma vez que a utilização das sondas que geram as imagens 3D/4D reduzem a vida útil do aparelho e aumentam o seu custo de manutenção;

(2)A qualidade da imagem obtida é um fator que não pode ser controlado pelo médico e depende, em grande parte da posição do feto, da quantidade de líquido amniótico e das características da parede abdominal da paciente. Dessa forma, as seguintes situações podem alterar a qualidade das imagens:

a. Parede abdominal espessa (obesidade) ou com fibrose (cicatrizes devido a cirurgias anteriores, como cesáreas);

b. Feto com a face voltada para baixo (“olhando para a coluna da paciente”);

c. Presença de membros na frente da face fetal (mãos ou pés);

d. Excesso ou falta de líquido amniótico;

e. Ausência de um “bolsão” de líquido próximoa face do feto (quando a face está em contado direto com a placenta ou o útero a imagem 3D/4D não pode ser gerada);

f. Em gestações múltiplas (gêmeos) a chance de encontrar membros cobrindo o feto torna-se extremamente maior.

(3)A idade gestacional (tempo de gravidez) também possui grande influencia na qualidade da imagem. Se o exame for realizado emfases muito precoces o feto é ainda muito “magro” e a pele encontra-se quase que diretamente sobre o osso e portanto a imagem produzida é muito semelhante ao esqueleto fetal; por um outro lado, quando o exame é realizado tardiamente o feto encontra-se quase que sempre encostado na parede uterina e com as mãos sobre o rosto, o que impede a aquisição de imagens adequadas. Assim sendo, nós recomendamos que o seu exame de 3D/4D seja agendado entre 26 e 29 semanas de gestação.

(4)A ultrassonografia 3D/4D é inferior a ultrassonografia tradicional para avaliar malformações fetais. Alémdisso a tecnologia 3D/4D não permite avaliar o crescimento fetal. Porisso, todo exame de 3D/4D será realizada apenas EM CONJUNTO com um exame de ultrassonografia tradicional para que a avaliação anatômica e de crescimento fetal seja realizada de forma adequada.