Biópsia de próstata

O exame

É uma biópsia randomizada de fragmentos, guiada por exame de ultrassonografia.
O material é coletado, após anestesia local, e será então enviado ao laboratório para análise microscópica por um médico patologista.
Tem por objetivo obter um diagnóstico preciso para auxiliar no seu tratamento.
Complicações são raras e geralmente leves, podendo ocorrer dor, sangramentos ou infecções no local. Na maior parte das vezes, as complicações são facilmente contornadas.
A biópsia por agulha evita, muitas vezes, procedimentos mais invasivos, mas, apesar de sua segurança, casos raros de complicação grave e de risco de vida já foram relatados.

CUIDADOS ANTES DO EXAME

• Sua medicação habitual deve ser mantida.
  • No dia do exame venha com um acompanhante.
  • Informe ao médico que irá realizar seu exame se tiver Hipertensão, diabetes, problema de sangramento ou alergias a medicamentos.
  • Informe também os medicamentos que está usando (alguns precisam ser suspensos antes do procedimento, mas há necessidade do esclarecimento/acompanhamento do seu médico).
  • No dia do exame, o paciente deverá apresentar exame de coagulação recente (TTPA, TP e contagem de plaquetas)

CUIDADOS APÓS O EXAME

• O paciente permanece por um período de observação em nosso setor que varia de acordo com o procedimento de 1 a 4 horas, sendo então liberado com as devidas recomendações.
  • Normalmente o paciente pode retornar ao trabalho, evitando-se maiores esforços por 02 dias.
  • Caso apresente dor local, você poderá usar Paracetamol (Tylenol), segundo orientação médica.
  • Em caso de alterações como sangramento em grande quantidade, secreção ou dor, procure o médico que realizou a biópsia, o seu médico ou a unidade de urgência para orientar-se.

RESULTADO DO EXAME
A análise do patologista estará liberada em cerca de 5 dias úteis e será entregue com o laudo que orientou a biópsia (ultrassom).
Nós ligaremos avisando quando estiver pronto para buscar o resultado.